Joana

Olá!

Bem-vinda ao a(m)arte blog, que nasce da vontade de contar a minha história, como mulher portadora da síndrome Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, mas não só. É o ponto de encontro de várias histórias e informação útil que vai ajudar todas as mulheres, em especial as que na sua viagem levam o peso da (in)fertilidade.

Um espaço inteiramente de partilha e dedicado a nós mulheres, que nos devemos amar com as nossas (im)perfeições.

a(m)arte é a arte de ser mulher, de nos amarmos na plenitude.

Semana dedicada à saúde.

Semana dedicada à saúde.

Olá,

espero que a segunda-feira, aquele dia por vezes difícil, tenha começado bem, a semana passada foi mais preenchida, o que me levou a publicar só hoje o post.

A semana correu bem, na terça-feira fui com a Cláudia B, em representação da APFertilidade, a uma audição com o grupo de trabalho que está com o projeto lei sobre a Gestação de Substituição. Recordas-te que o Tribunal Constitucional levantou algumas questões que têm de ser (re)pensadas? Então o grupo de trabalho está a ouvir várias entidades. Naquele dia, primeiro foi o CNPMA – Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, com a presidente Dra. Carla Rodrigues, a ser ouvida, e depois foi a APFertilidade.

Tivemos oportunidade de expor as nossas preocupações aos dois deputados presentes, sim leram bem, dois! O grupo de trabalho é composto por 8 deputados dos vários partidos, sendo que cada tem um x de deputados que pertence ao grupo. Na audição de dia 28 apenas estava o Bloco de Esquerda, representado pelo deputado Moisés Ferreira, a deputada do PSD Ângela Guerra teve um contratempo e não conseguiu estar presente, deixando antecipadamente, através de um colega do partido, um pedido de desculpas; e a deputada do PCP Carla Cruz, que no grupo tem a função de coordenadora dos trabalhos. Lembro-te que o PCP já manifestou publicamente a sua posição sobre o tema - é contra. Não deixa, no entanto, de ser curioso serem eles a coordenar, já que inicialmente deveria ser o CDS-PP, mas que recusou ficar com a coordenação do grupo.

No dia da audição saíram algumas notícias que geraram confusão, nada está ainda fechado, o grupo de trabalho está a ouvir várias entidades, especialistas, para chegar a uma conclusão que irá resultar numa “nova” proposta de lei, de forma a ir ao encontro das questões levantadas pelo Tribunal Constitucional, por isso, p.f, não leias as notícias da comunicação social como o resultado final.

Sempre acompanhada do sol, o que ajuda muito para o meu bem-estar, na sexta-feira ainda fui fazer umas filmagens e dar o meu pequeno contributo como doente MRKH, para a Convenção Nacional da Saúde, é o maior debate nacional permanente sobre o futuro da saúde em Portugal. Esta iniciativa vai acontecer no dia 18 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Foi uma semana com a saúde por perto.

Beijinhos!

Simbolo_amarte_rodape.png


 Pessoas que magoam e as frases que ajudam.

Pessoas que magoam e as frases que ajudam.

13 anos de APFertilidade.

13 anos de APFertilidade.