Joana

Olá!

Bem-vinda ao a(m)arte blog, que nasce da vontade de contar a minha história, como mulher portadora da síndrome Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, mas não só. É o ponto de encontro de várias histórias e informação útil que vai ajudar todas as mulheres, em especial as que na sua viagem levam o peso da (in)fertilidade.

Um espaço inteiramente de partilha e dedicado a nós mulheres, que nos devemos amar com as nossas (im)perfeições.

a(m)arte é a arte de ser mulher, de nos amarmos na plenitude.

A Viagem que não Escolhemos - Histórias sobre a Infertilidade.

A Viagem que não Escolhemos - Histórias sobre a Infertilidade.

Olá,

Espero que esteja tudo bem!

Já tinha saudades tuas :) desculpa na semana passada não consegui passar por aqui, já vais perceber porquê. Tive umas semanas agitadas com os nervos a subir o Everest, porque o dia 26 de junho ia ser (foi) muito especial.

Depois de quase 3 anos de trabalho, a reunir testemunhos, a falar com médicos especialistas na síndrome MRKH, da área de procriação medicamente assistida e psicólogos. Ler estudos, artigos sobre MRKH, infertilidade e principalmente, encontrar uma editora que acreditasse neste projeto.

Dia 26, foi especial porque naquele dia às 18h, na Biblioteca Passos Manuel da Assembleia da República, ia apresentar “A Viagem que não Escolhemos - Histórias sobre a Infertilidade”, um livro muito querido para mim, porque leva-nos a uma viagem íntima pelo mundo da infertilidade, pelo encontro de soluções e alternativas para alcançar o sonho da maternidade, através de testemunhos de mulheres que nasceram sem útero, que tiveram de o retirar por doença ou lesão e que têm útero mas não conseguem levar a gestação até ao fim. Um livro que te vai preencher com várias vivências, de como a infertilidade mudou as vidas destas mulheres, de como se sentiram quando descobriram que não podiam ter filhos naturalmente, os tratamentos, o encontro de soluções e alternativas para conseguirem ser mães. Em cada capítulo existe uma breve componente teórica, com a qual contei com a colaboração de vários profissionais da área da saúde, nomeadamente especialistas em procriação medicamente assistida. Abordei também a gestação de substituição, enquanto alternativa prevista na lei portuguesa que pode dar resposta aos casos de infertilidade apresentados. O livro aborda os vários tipos de problemas de saúde que podem levar à ponderação deste recurso, desde o diagnóstico, percurso das pacientes, limitações nas suas vidas, dando-se ainda destaque às implicações psicológicas e emocionais. O objetivo do livro é dar voz e esperança a todos os que na sua bagagem levam o desejo de constituir família.

Eu neste dia estava verdadeiramente feliz, por ter conseguido alcançar mais um objetivo, por ter as pessoas que amo junto a mim. Tive surpresas maravilhosas, amigas que não via há anos, apareceram, a Dra. Fernanda Geraldes veio de Coimbra de propósito e, naquele dia ainda ia fazer noite, o Dr. Godinho de Matos, que atualmente já se encontra reformado, veio. Para mim é um privilégio conhecer estas pessoas e saber que enquanto profissionais de saúde deram, e quem está ainda no ativo dá, tudo para que a PMA tenha melhores dias. O Dr. Eurico Reis, um mentor para mim, abraçou esta causa com todas as suas forças e não desistiu, a APFertilidade por diariamente se esforçar e dar a voz por nós, casais inférteis. Eu louvo o envolvimento de todos, menos o dos deputados… Só consegui a presença do Deputado Moisés Ferreira, do BE. Queria que tivessem ido mais, porque “A Viagem que não Escolhemos - Histórias sobre a Infertilidade” é literatura também para eles, pois estamos numa fase decisiva e é importante que conheçam os relatos que se encontram no livro. Só assim vão entender porque lutamos!

_02A0995.JPG

No dia do lançamento de manhã ainda passamos, eu e a Andreia Trigo, pela casa da Cristina Ferreira, O Programa da Cristina, onde falamos da síndrome MRKH e claro, do lançamento do livro.

Se quiseres adquirir o livro, ele irá estar brevemente disponível na rede FNAC, Bertrand, WOOK, El Corte Inglés, na sede da APFertilidade que fica na Rua de São Bento, n.º 69, 1200-816 Lisboa ou podes falar comigo que se for o caso entrego em mão ou envio por CTT, acrescendo o custo dos portes de envio.

Simbolo_amarte_rodape.png
Testemunho de Graça Nascimento.

Testemunho de Graça Nascimento.

 Pessoas que magoam e as frases que ajudam.

Pessoas que magoam e as frases que ajudam.